quarta-feira, 28 de março de 2012

Ser ou não ser, eis a questão.



Estive em contato com muitas matérias e muita gente fã de K-POP nos últimos anos. O que mais reparei é que a palavra “poser” sempre esteve muito na moda, especialmente entre os brasileiros, antes com o J-ROCK e agora com o K-POP.

Para começar, o poser nada mais é do que o nosso famoso “Maria vai com as outras”. Estive procurando o significado da palavra “POSER” que é bom todo mundo ter em mente a raiz da palavra pra não ficar falando o que não sabe, certo?

Inicialmente poser se referia às bandas de hard-rock dos anos 80, “em que alguns dos seus integrantes eram muito preocupados com o visual, vestiam-se de forma muito apelativa, usavam maquiagem, acessórios femininos, etc. Por consequência, os fãs dessas bandas que imitavam a forma de vestir dos seus ídolos passaram a ser chamados de poser. (http://www.osignificado.com.br/poser/)

Na atualidade, poser virou uma gíria que se refere “a uma pessoa de personalidade influenciável sem atitude e que se deixa impressionar pelo artista, banda ou estilo musical que está fazendo sucesso no momento. O poser finge ser um fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências” (http://www.osignificado.com.br/poser/), ou seja, Maria vai com as outras, no bom e velho português.

Palavra explicada, o que mais se vê por aí são pessoas que acham que os posers são “pessoas que começaram a gostar de k-pop há pouco tempo”, desculpem, isso NUNCA foi verdade. As pessoas têm usado a palavra com o significado errado ou mesmo nem sabe o porquê de serem chamadas assim.
POSER é uma REALIDADE. Eles existem SIM e são muitos! Não é só no J-ROCK, não é só no K-POP, é em QUALQUER tipo de cultura ou movimento cultural/social/etc.

Os posers costumam encher o saco dos que são considerados, de uma forma geral, “verdadeiros fãs”, pois, quando se conhece e se sabe que esta pessoa é extremamente volúvel e está dizendo “quero me casar e ter filhos” com o idol de um fã, é extremamente irritante (admitam, é), contudo, posers são MUITO úteis.

Como posers acabam representando boa parte do grupo de “fãs”, eles consomem e gastam tanto quanto um fã. Eles vão aos concertos, compram produtos, correm atrás, gritam, se descabelam, isso dá ao artista e a gravadora certo conforto financeiro. 

Vale frisar que não estou afirmando que só porque a pessoa compra tudo do artista, ela é poser, nada disso, existem muitos ‘fãs’ que compram, que gastam o que podem e até o que não podem em produtos do seu idol. Como também a fãs que não compram nada, pois não podem, ou simplesmente porque não é sua prioridade. Isso não torna o indivíduo menos fã ou poser.

Os posers fazem parte como consumidores, além disso ainda divulgam o idol para todo mundo, assim o idol ganha muito mais fãs, sejam eles verdadeiros, ou posers e por consequência mais fama, mais prêmios, mais vendas, mais dinheiro.

Escrito por: Ariane e Lívia ;D

3 comentários:

Yayoi disse...

Concordo plenamente com vocês!
Onde eu assino? xD

Deh disse...

Onde está a linha? Quero assinar embaixo!
Muito bom, sobrinha, muito bom mesmo!! Vejo muito isso no Lolli, a gente "sente" isso nas fanfics. É bizonho explicar mas a gente sente o que a autora sente quando manda a fic e isso inclui sua forma de pensar. É uma parada tão absurda, tão complexa de explicar que simplesmente não dá nem pra tentar...
Mas adorei teu texto! Super supimpa! \beija

Яιŧђу disse...

Éééeh~ senão fosse os "posers" muita coisa não aconteceria mas isso ninguém vê ou melhor...ninguém admite um tapa na cara.
Onde eu assino dez mil vezes o meu nome?

Postar um comentário