domingo, 30 de agosto de 2009

A Desculpa


Fui, em pequena, uma menina muito estabanada.
Num só dia conseguia quebrar a tesoura de mamãe, arrancar os cabelos de minha boneca ao trepar em uma árvore com ela ao colo e, finalmente, quebrar um prato valioso, ao ajudar a enxugar a louça.
Depois de cada um desses desastres, corria para minha mãe e dizia depressa:
- Desculpe, mamãe!
E estava crente de que, pronunciando essa senha mágica, obtinha completa absolvição.
No dia seguinte a uma dessas estrepolinhas, aconteceu-me deerramar café na toalha da mesa.
- Desculpe, mamãe! - disse eu, logo.
Mas mamãe, sorrindo, tomou uma toalha e enrolou-a em minha cabeça, como um turbante. E pôs-me na mão uma varinha que, propositadamente, deixara por perto. E disse bem humorada:
- Você agora é um mágico com uma varinha de condão. Diga as palavras mágicas: "Desculpe, mamãe!", dez vezes, sobre essa mancha de café.
Eu repeti as palavras enquanto o resto da família me olhava fingindo seriedade e sopitando um acesso de riso.
Quando terminei, tomada de intensa curiosidade, perguntei a minha mãe:
- E a mancha? Desapareceu?
- Não! - ela respondeu com naturalidade.
Caindo em mim, comentei, chorando de decepção:
- E não podia mesmo desaparecer, embpra eu dissesse mil vezes: "Desculpe!".
- Então - disse mamãe - isso significa que "Desculpe" não pode fazer desaparecer, em dois minutos, uma mancha de café que a gente, com apenas dois segundos de atenção, pode evitar. Bem, você quer que eu encha sua xícara outra vez?
E minha mãe não precisou, nunca mais, repreender-me por qualquer estouvamento.
Quantas vezes eu penso ter esquecido a lição, volta-me à lembrança aquele turbante de toalha e a varinha de condão improvisada.


o-o Resolvi começar a colocar títulos nos meus posts, veremos quanto dura.

Essa história aí é de um livro chamado 'E, para o resto da vida...', do Wallace Leal V. Rodrigues. Casa Editora O Clarim. Essa foto aí é da edição de Fevereiro desse ano, 2009.

Eu tinha esse livro quando era beeeeeeem pequenina, mamãe usou uma das histórias comigo, que se chama 'O Minuto', vou colocar aqui qualquer dia. Mas a que me marcou mais foi essa daí 'A Desculpa' e 'A Tábua' também é muito boa.
XD

Queria postar isso hoje! s2

Sair com a Júlia =*

1 comentários:

Aline disse...

Adorei essa história. XD É uma forma sutil de dar lição de moral, gostei. Não conhecia esse livro. o:

Postar um comentário