segunda-feira, 8 de março de 2010

Reclamações....

Venho através deste, fazer uma reclamação.

Hoje a senhoria da república onde moro, ligou-me a fim de que eu pudesse fazer-lhe um pequeno -grande- favor. Soube, através dela, que há um quarto vago e INDIVIDUAL num dos apartamentos da mesma, na república de garotos não muito longe de onde moro. Ressaltando: Não muito longe de onde moro, não quer dizer que é ONDE EU MORO.

Tendo isso em mente, vamos ao meu dilema atual.

Deixei, no site de relacionamentos ORKUT, na comunidade REPÚBLICAS USP, a seguinte mensagem, a fim de que pudesse cumprir com a minha parte do -favor- (a parte dela é nao aumentar meu aluguel, espero =D):

Quarto Individual (Rapazes) (<- Eis o título)

Há um quarto (INDIVIDUAL) disponível num apartamento próximo à USP.

O quarto é em uma república para GAROTOS.

Interessados entrar em contato com HELENA pelo telefone: 8181-6676

^^v

Li. Reli. Compreendi.

Dali menos de 10 minutos, sobe a dita janelinha do orkut avisando que recebi um novo recado. Fui olhar (porque simplesmente detesto ler pela janelinha) e deparei-me com um rapaz perguntando-me qual era o preço da VAGA¹ e onde era o apartamento.

Dois pontos importantes, um está, inclusive, marcado com o ¹, para as pessoas que não enxergam, é um 1, de forma reduzida, indicando que há uma nota a ser feita posteriormente sobre este assunto. Sobre ele, pretendo me deter aqui mesmo: Não é uma VAGA. É um quarto INDIVIDUAL. Vejo várias dessas pessoas na comunidade REPÚBLICAS USP e continuo sempre a me perguntar COMO PODE UMA PESSOA DESESPERADA POR UM LUGAR PARA MORAR AINDA NÃO CONSEGUIR DIFERENCIAR UM ANÚNCIO QUE DIZ VAGA E QUARTO INDIVIDUAL? Sim. Faço-me esta pergunta várias vezes.

Detalhes a parte, continuemos. Em meu recado sucinto na comunidade desse dito site de relacionamentos, escrevi absolutamente todas as informações que possuia sobre o apartamento (ele é próximo à USP), ou seja, nenhuma. DEVIDO A ESTE FATO IRREFUTÁVEL, pensei ter deixado CLARO que os interessados deveriam entrar em contato com a dona do tal quarto para saber mais sobre os detalhes que eu não havia mencionado anteriormente, ou seja: todos.

Quando este ser, fez-me estas perguntas, a primeira resposta que me subiu a cabeça foi: Não sabe ler. A partir deste pensamento base, desenvolvi uma cadeia de ideias irrevogavelmente incontestáveis.

Primeiro: É um garoto. Isso já explica o porquê ele ter sido tão mal-educado com seus recados, acreditem ou não, ele se quer me cumprimentou e dirigiu-me um 'Por favor, gostaria de saber mais sobre'. Não. É mesmo uma pena que os recados tenham sido irremediavelmente apagados antes que eu pudesse ter comigo uma cópia dos mesmos.

Segundo: Tecnicamente, este rapaz é um estudante que passou na USP. USP, Universidade de São Paulo, uma Universidade Estadual mundialmente reconhecida e dita como a MELHOR da América latina. Tecnicamente, este rapaz é um estudante que ingressou na USP...

Terceiro: Visto que o recado que deixei na tal comunidade era absolutamente sucinto, a fim de que me poupasse de responder futuros recados e/ou e-mails a respeito, além de não dar margem a possíveis dúvidas (Oras, estava escrito que as informações seriam dadas por telefone, não?) e, este rapaz que, tecnicamente, acabou de entrar na USP, Universidade de São Paulo, mundialmente reconhecida e dita como a MELHOR da América Latina, foi incapaz de interpretar, assimular e entender tal nota, acabo me deparando com duas conclusões possíveis:

Primeira: O nível do vestibular da USP caiu, afinal, se se tornou impossível até mesmo interpretar um textículo como aquele, o que dirá uma prova inteira, não é? Ah~ Claro, não vamos esquecer que os testes psicotécnicos ainda não estão sendo aplicados e as avaliações psiquiátricas e partidárias também não, o que é mesmo uma pena, pois teríamos menos problemas se socialistas DE MERDA (porque uspiando socialista não sabe ser socialista) não tivessem a chance de ingressar na faculdade.

Segunda: Há um sistema muito interessante, racista, preconceituoso, inútil e, como veremos, incompetente, chamado SISTEMA DE COTAS. Cabe a mim explicar agora o que é um sistema de cotas, certo? De acordo com meu amado e precioso dicionário, que carrega o nome de "Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa", do Instituto Antônio Houaiss, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2008, temos a seguinte explicação:

SISTEMA: Conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados. (Esta é a explicação que melhor se encaixa na definição de 'Sistema de Cotas', um dia, posteriormente, utilizarei-me de um dia inteiro para escrever exatamente o que há no dicionário, afinal, é uma página inteira, com letras minúsculas e que ocupariam grande parte do meu post)
COTA(S): Quantia, parcela determinada de um todo. (Há mais coisas, porém esta definição também é suficiente. Se desejarem saber mais, por favor, consultem um dicionário =D).

SISTEMA DE COTAS, sistema em que pessoas, tecnicamente, de renda salarial baixa e sem condições de frequentar uma escola particular (Se quer posso dizer de 'bons padrões', afinal, isso também é deveras relativo e, caso comece, irei divagar por mais um post inteiro...), conseguem ingressar em boas (?) / grandes (?) universidades.

Mesmo com uma definição precária como a que eu me detive nas linhas acima, já percebemos o quão discriminatório isso é. Afinal, há universidades com cerca de 50% de vagas para cotistas. Afinal, todos tem que estudar as mesmas coisas para entrar nessa PORCARIA, não é? Não seria apenas discriminação com as pessoas que não tem direito à cota, mas aos próprios cotistas e, sabe o que é mais BIZARRO? Essas pessoas assumirem PUBLICAMENTE que são INFERIORES e INCAPAZES. (Revolto-me mais do que deveria AI AI).

ENFIM, segui essa linha de pensamento por quilômetros a mais do que deveria. O que eu tinha a dizer sobre isto é: O rapaz que me escreveu, possivelmente pode ter usado o sistema de cotas. É sempre mais fácil ter uma concorrência reduzida e vaga quase garantida há ter que enfrentar um vestibular de verdade. Assim, não é necessário nem que ele saiba ler UM RECADO SUCINTO COMO O QUE EU ESCREVI.

Vale ressaltar que tenho amigas POBRES que frequentaram a ESCOLA PÚBLICA A VIDA TODA e que não precisaram de cotas para entrar em universidade nenhuma e que, nem todos -mas a maioria- dos cotistas são uma bosta. Assim como os uspianos socialistas de merda /uhum

Fiquei tão brava que escrevi demais D=

o/ Até amanhã!

3 comentários:

Luis disse...

Não começo a escrever minha opinião sobre cotas porque levaria quase o mesmo texto que o seu, se não, maior.

Amor ficou puta!
Foi fazer uma gentileza e acabou tendo que se comunicar com gente de inteligência inferior.
TENSO!

Serennity Katsuyami disse...

Consideração 1: Definitivamente, essa criatura intelectualmente prejudicada não sabe ler, interpretar e muito menos argumentar. Seu recado foi explícito o suficiente para qualquer pessoa de capacidade cognitiva mediana entender que para mais informações, deveria ligar para o numero que você deixou. ¬¬

Consideração 2: COTAS SUCKS! U_U Cotas são degradantes, duvidam da habilidade de cidadãos baseando-se apenas na origem racial e renda familiar. Como se alguém SÓ por ser negra, caucasiana ou oriental tem mais ou menos chances de passar no vestibular. É desestimulante para pessoas que NÃO atendem ás cotas, tentar passar em tais testes, já que pessoas com uma classificação pior que a sua passam na sua frente só porque sua família é financeiramente privilegiada em comparação à dela.

>.<

Aline disse...

Ah, meu coração de estudante de Letras se regozija e incha de felicidade ao ler a qualidade de sua dissertação, minha amada irmã. <3

Obviamente concordo com tudo o que você disse. É triste ter que lidar com esse tipo de gente em um meio acadêmico que deveria ser SUPERIOR. E NEM me fale em cotas, isso me enche de raiva.

Postar um comentário