quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coreia

Jikji, o primeiro livro impresso em uma tipografia (imprensa)
com móveis metálicos, em 1377, 62 anos antes da
 imprensa de Gutenberg.
ETMOLOGIA

No idioma coreano, a Coreia do Sul é chamada de Daehan Min-guk (em coreano: 대한민국, Hanja: 大 (grande) 韓 (Han, nome chino de Coreia) 民國 (povo, nação), literalmente "O grande povo de Han ou a grande nação de Han") Hanguk em sua forma certa (한국, "País de Han", utilizado para referir-se à Coreia como um todo) o Namhan (남한;南韓, "A nação do sul", para se referir à Coreia do Sul especificamente). O nome Han trata-se das antigas Confederações Samhan da era dos Três Reinos da Coreia. Em espanhol, assim como na maioria das línguas ocidentais, a nação é muitas vezes referida como Coreia. Esta palavra deriva da Dinastia Goryeo, a qual adotou seu nome em referência ao mais aintigo Reino de Koguryŏ.

HISTÓRIA

Os primeiros restos da humanidade falados na Coreia datam de aproximadamente 500 mil anos. De acordo com a tradição, no ano 2 333 a.C, Tangun (também chamado Dangun), fundou a dinastía Chosŏn (chamado frequentemente de Gojoseon para evitar a confusão com a dinastia do século XIV de mesmo nome). Depois de numerosas guerras, este reino se desintegrou.

A antiga Coreia passou a albergar uma série de cidades-estado em constantes guerras, que apareciam e desapareciam de maneira constante. Não obstantemente, três reinos, Baekje, Silla e Koguryo, se fortaleceram e entre eles dominou-se a cena histórica da Coreia por mais de duzentos anos, no período conhecido como "os Três Reinos da Coreia". Em 676 d.C, Silla procurou unificar quase todo o território coreano, com exceção do reino de Balhae. O domínio deste reinos, sobretudo Coreia e parte da Manchúria deu origem ao período dos estados Norte e Sul.
 
Trás à sua decadência, em 918 d.C., o general Wang Geon fundou o reino de Goryeo (ou Koryŏ, de onde provém o nome Coreia). No século XIII, a invasão dos mongóis debilitou o reino de Goryeo. Depois de quase trinta anos, o reino conservou o domínio sobre o território da Coreia, ainda que, na realidade, só era um tributário mais dos mongóis. Após a queda do Império Mongol, seguiram-lhe uma série de lutas políticas e trás à rebelião do general Yi Seong-gye em 1388, a dinastia Goryeo foi recomeçada pela dinastia Joseon.

Entre 1592 e 1598, os japoneses invadiram a Coreia, depois de a dinastia Joseon negou a blindar-lhe passo seguro ao exército japonês, liderados por Toyotomi Hideyoshi, em sua campanha à conquista da China. A guerra só terminou quando os japoneses se retiraram após a morte de Hideyoshi. E é nesta guerra de onde se dá o surgimento como herói nacional do almirante Yi Sun-sin e popularização do famoso Barco Tortuga.

No século XVII, a Coreia foi finalmente derrotadas pelos manchúrios e se uniu à Dinastia Qing. Durante o século XIX, graças à sua política isolacionista, a Coreia ganhou o nome de "Reino Ermitano". A dinastia Joseon tratou-se de proteger contra o imperialismo ocidental, mas foram obrigados a abrir suas portas para o comércio. Depois da Segunda Guerra Sino-Japonesa e da Guerra Russo-Japonesa, a Coreia passou a ser parte do domínio japonês (1910-1945). Ao final da Segunda Guerra Mundial, as forças japonesas se renderam ante as forças da União Soviética, que ocupou o norte da Coreia (atual Coreia do Norte) e dos Estados Unidos, que ocuparam a parte sul (atual Coreia do Sul).
 
Fonte: Wikipédia
 
*-* Eu adoray o mito de Tangun (Dangun)! Mas confesso que estou tremendo de excitação com as piramides de Qin (fica numa planície com esse nome, na China). CHINESES CRETINOS, DEIXEM OS ARQUEÓLOGOS ESCAVAREM! SE VOCÊS NÃO SÃO COMPETENTES PRA ISSO, O RESTO DO MUNDO É /caco
 
uù É isso =P
 
FUI!

0 comentários:

Postar um comentário